O impasse da próxima década

Em pesquisa recente vemos que há cada vez mais empreendedores no Brasil – segundo dados apresentados pela pesquisa linkada, a percentagem de pessoas envolvidas, hoje, em atividades de criação ou administração de um negócio é de 30,2%, crescimento de 44% em relação a 2002, quando era apenas de 20,9% – e 70% destes veem nas oportunidades oferecidas pelo mercado (em 2002 era de 42,4% a mesma percentagem) a razão para adentrarem o mundo do empreendedorismo.

Na(s) mídia(s), entretanto, não se vê palavra alguma relacionando o quadro acima com a ‘década inclusiva’ promovida na última década pela coalizão em cuja cabeça se encontra o PT, às políticas de crédito e estímulo do consumo, a consolidação de um mercado interno de massas (ao mesmo tempo um sintoma da falha comunicação do Partido dos Trabalhadores em transmitir os sucessos de uma década a frente do governo e demonstração de que a disputa por essas conquistas estão abertas – o lulista de hoje pode não sê-lo amanhã)? Ao contrário, apenas os velhos lamentos por mais reformas facilitadoras – ‘há que liberar o espírito animal’. Nesse ponto Schumpeter estava correto, o empresário não é um tomador de riscos; risco quem corre é aquele que concede (e faz conceder) empréstimos – e no Brasil, majoritariamente, quem o faz é o governo.

Um bom recado é dado e deveria ser compreendido: se a continuidade da década inclusiva for a década empreendedora pode não ser o PT a conduzi-la. O impasse brasileiro hoje no horizonte é esse: o complemento da cidadania que parte dos brasileiros já conquistou via consumo através da melhora dos serviços públicos e a eliminação dos gargalos institucionais à democracia no Brasil ou a gest(aç)ão de uma pequena burguesia conservadora que optará por fechar o acesso por onde passou e interromper o fluxo da mobilidade social posto em marcha na última década.

Imagem

Anúncios

Uma opinião sobre “O impasse da próxima década

  1. Pingback: O PT e a esfinge da governabilidade. | O lado esquerdo do possível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s